Sessão Tradicionalista marca a Abertura do Ano Maçônico no GORGS

26 de fevereiro de 2024

 

 



Uma Sessão Pública Especial, com ritual gauchesco, marcou a Abertura do Ano Maçônico 2024.

Organizada pelo Grupo Tradicionalista Piquete Fraternidade Gaúcha, do GORGS, a cerimônia foi realizada no dia 22 de janeiro, nas dependência da Loja “Afonso Emílio Massot”, em Capão da Canoa, contando também com o apoio da “Gaúchos Templários”, da capital.

O evento contou com a presença do Grão-Mestre Celito Cristofoli e do Grão-Mestre Adjunto Marcus Vinicius Bortolotto, contando com ministro da Administração Daniel Furtado e o diretor de eventos e Cerimonial Irineu Filho na comitiva oficial.

Esta é a 4ª edição, tradicionalmente realizada na época de recesso das Oficinas, Maçons de diversos Orientes, durante o veraneio no litoral gaúcho.

Conforme informações do Ir. Léo Ribeiro, diretor cultural do Fraternidade Gaúcha, “O encontro acontece fora do Templo sob o ‘teto abobadado’ do próprio céu. Usando uma linguagem adaptada, representa as Sessões a Campo que ocorriam durante a Revolução Farroupilha, na qual diversos combatentes, dos dois lados do conflito, eram Maçons”.

Na oportunidade, houve apresentações artísticas dos Irmãos Léo Ribeiro e Magno Charrua, ambos da Loja “Gaúchos Templários” e Dirceu Boff, da Loja “Afonso Emílio Massot”.

O GM Celito Cristofoli e o GMA Marcus Bortolotto manifestaram-se em elogio à originalidade da Sessão e à desenvoltura dos Irmãos em sua realização. Ao final, desejaram a todos os Maçons e seus familiares um profícuo ano de 2024.


Com informações do Ir. Léo Ribeiro e fotos do Ir. Irineu Filho.


 

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 28/04/2024 00:35