GORGS recebe comenda de Tributo ao Pacto de Pedras Altas

03 de janeiro de 2024

O Grão-Mestre Celito Cristofoli recebeu em nome do GORGS, a Outorga da Medalha de Pedras Altas

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Celito Cristofoli, participou no dia 21 de dezembro do Tributo ao Pacto de Pedras Altas – Centenário da Revolução de 1923, realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na ocasião, o Grão-Mestre recebeu em nome do GORGS, a Outorga da Medalha de Pedras Altas, entregue pelo Governo do Estado e pelo Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul. O GM esteve acompanhado do ministro da Administração Daniel Furtado e do diretor de Eventos e Cerimonial Irineu Filho.

O Pacto de Pedras Altas foi o tratado de paz realizado no final da Revolução de 1923 (assinado em 14 de dezembro de 1923), pondo fim ao conflito armado no Rio Grande do Sul. Ele deve seu nome a um castelo então pertencente a Assis Brasil, em Pedras Altas, onde foi firmado.

A Revolução de 1923 entre chimangos e maragatos, resultou na morte de mais de mil pessoas, tendo como um dos momentos-chave para o entendimento do conflito a eleição para a presidência do Rio Grande do Sul, o que hoje é considerado à disputa pelo Governo do Estado, onde o Partido Republicano, de Antônio Augusto Borges de Medeiros, foi declarado vencedor, derrotando Assis Brasil.

Fotos: Irineu Filho

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 28/04/2024 12:23