Marcus Vinicius Bortolotto e Cassio Fernando Willrich são eleitos para o Grão-Mestrado do GORGS, gestão 2025/2028
26 de março de 2025
O Grão-Mestre Adjunto do GORGS (licenciado) Marcus Vinicius Bortolotto e o Ministro das Relações Exteriores (licenciado) Cássio Fernando Willrich foram eleitos como Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do GORGS, respectivamente, para comandar a instituição pelos próximos três anos. A diplomação deve ocorrer no próximo mês de maio e a posse em junho.
Números da votação
- Irmãos Habilitados: 5.038
- Votos Válidos: 3.797
- Abstenções: 1.241
- Chapa 01: Ir∴ Marcus Vinicius Bortolotto (Grão-Mestre) e Ir∴ Cassio Fernando Willrich (Grão-Mestre Adjunto)
- Votos: 3.674 (100% dos votos válidos | 97,56% dos votos totais)
- Votos brancos/nulos: 123 (2,44% dos votos totais)
A eleição para Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do GORGS em 2025 ficará na história como a 1ª a ter apenas uma chapa inscrita desde a criação do Tribunal Eleitoral Maçônico, em 1967.
Realizada de forma 100% digital, através do aplicativo do GORGS, os números apresentados pelo Tribunal Eleitoral Maçônico também impressionam:
- todas as 258 Lojas Simbólicas do GORGS participaram do pleito, um recorde histórico.
- a abstenção foi de 24,63%, a menor em eleições para o Grão-Mestrado.
- o número de votos válidos foi o maior da história.
- a votação da Chapa Bortolotto/Cassio também foi a mais expressiva da história.
- sendo uma única candidatura, os vencedores ficaram com 100% dos votos válidos.
→ CLIQUE AQUI E ASSISTA ÀS ENTREVISTAS APÓS O ANÚNCIO
Os eleitos
- Irmão Marcus Vinícius Bortolotto, eleito Grão-Mestre do GORGS
Natural de Veranópolis, está com 47 anos de idade. Físico-médico e empresário, foi iniciado na Loja “Estrela do Pampa”, de Porto Alegre, em 25/05/2005, sendo seu Venerável-Mestre na gestão 2011/2013. Exerceu a presidência da Assembleia Legislativa Maçônica nas gestões 2019/2020/2021. Assumiu o cargo de Grão-Mestre Adjunto do GORGS em 24/6/2022, em mandato que se encerrará no dia 24/6/2025, do qual atualmente está licenciado.
- Irmão Cassio Fernando Willrich, eleito Grão-Mestre Adjunto do GORGS
Natural de Canela, está com 44 anos. Empresário na área de Comércio Exterior e Relações Internacionais, é bacharel em direito, pós-graduado em Comércio Exterior e mestre em Relações Internacionais. Foi iniciado na Loja “Jonathas Abbot”, de São Francisco de Paula, em 4/9/2007. Atualmente está filiado às Lojas “Fraternidade VII” e “Ordem e Progresso”, ambas de Caxias do Sul. Em 2019 assumiu o Ministério das Relações Exteriores do GORGS, o qual exerceu até licenciar-se para concorrer nesta eleição. Foi um dos principais articuladores de tratados e reconhecimentos do GORGS nos últimos anos, em especial o reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra, no final do ano de 2023.
A sessão de anúncio dos vencedores
O anúncio dos resultados foi feito pelo presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, Ir. Alex Sandro Sebben, em sessão especial realizada no Auditório Cidade de Porto Alegre, no Centro Templário do GORGS.
O presidente ressaltou o sucesso do sistema de votação do GORGS, com o menor índice de abstenção em eleições para o Grão-Mestrado e, pela 1ª vez, a habilitação dos votantes em 100% das Lojas Simbólicas do GORGS.
O Grão-Mestre Celito Cristofoli prestigiou a sessão, que contou com a participação do Ir. Leonardo Beux Tonietto, grande procurador de Justiça Maçônica e do Ir. João Firmino Torelly Bastos, 1.º subprocurador de Justiça Maçônica.
Presentes na sessão os juizes Paulo Rogério Silva dos Santos, vice-presidente do TEM, Albert Caravaca, corregedor do TEM, Jorge Luiz Lopes do Canto, Eraclides Gonçalves Dinate, convidado do TJM, além do secretário judiciário Ir. Huberto Martins, além das visitas do Ir. Gilberto Konig, da Loja "República de França", e do Ir. Leandro Alcântara, da Loja "Inconfidência II", de São Leopoldo.
Assista à Sessão Especial na íntegra:
Imagens: Rodrigo Reus e Mario Oliveira/Com.Social GORGS
Pesquisar artigos