Encerrando as atividades de 2024, Tribunal Eleitoral apresenta balanço da Eleição Teste
12 de dezembro de 2024
Relatório apontou uma queda significativa na abstenção em relação aos testes da eleição anterior. Reunião contou com participação do Grão-Mestre, do Presidente da PALM e ex-Presidentes do TEM.
A participação dos Irmãos na Eleição Teste realizada pelo Tribunal Eleitoral Maçônico (TEM) nesta quarta-feira, dia 11/12, foi um dos índices mais comemorados pelos juízes e autoridades presentes à última sessão ordinária do Sodalício em 2024.
A queda de aproximadamente 15% na abstenção dos Irmãos eleitores – de 61,22% na eleição anterior para 46,20% na de ontem – foi uma notícia animadora para os juízes que atuam no processo eleitoral.
Esse e alguns outros números da simulação foram apresentados na reunião de encerramento das atividades do TEM em 2024, que ocorreu no Plenário do Poder Judiciário, no Centro Templário do GORGS, em Porto Alegre.
O encontro teve a condução do juiz vice-presidente Paulo Rogério Silva dos Santos e foi prestigiado pelo Grão-Mestre Celito Cristofoli, pelo presidente da PALM Geraldo Jotz e pelos ex-presidentes do TEM Marco Antônio Perottoni e Lucidio Inacio Valoni Avila.
Estiveram presentes o juiz corregedor Albert Caravaca e os juízes Jorge Luiz Lopes do Cantos, César Cauê Schaeffer Ongaratto (representante do TJM junto ao TEM) e Eraclides Gonçalves Dinate (convidado do TJM). Participaram ainda o grande procurador de Justiça Maçônica Leonardo Beux Tonietto e o 1º subprocurador de Justiça Maçônica João Firmino Torelly Bastos, como representantes do Ministério Público Maçônico, além do secretário judiciário Huberto Martins Rosa.
A Eleição Teste, de forma geral, foi considerada positiva pelos juízes, que elencaram os acertos e problemas apresentados ao longo do processo.
O juiz Jorge do Canto, que na atividade profana foi juiz eleitoral e desembargador, teceu uma análise detalhada sobre o aplicativo de votação. Baseado em sua larga experiência, elogiou o dispositivo, sua funcionalidade e segurança, afirmando que mesmo alguns problemas ocorridos eram esperados e serão corrigidos.
Diversas foram as manifestações acerca do trabalho realizado pelo TEM, além de votos de feliz natal e próspero ano novo, pelas autoridades maçônicas, juízes e convidados.
No encerramento, o juiz Paulo Rogério saudou a presença dos ex-presidentes agradecendo pela atuação e dedicação. Destacou também a participação do Grão-Mestrado e da PALM, apontando o apoio de todos os órgãos da administração do Grande Oriente ao trabalho do Tribunal.
O TEM retornará às suas sessões ordinárias no dia 12 de março de 2025, mas seguirá atuando na organização das eleições de 2025:
- 26/03/2025 – Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto
- 23/04/2025 – Administração das Lojas
- 09/05/2025 – Deputado
Fotos: Rodrigo Reus/Com.Social GORGS
Pesquisar artigos