Mestres que Inspiram #013 | Ir. Daniel Ernani do Nascimento Cruz
19 de novembro de 2024
Aos 85 anos de idade, O Ir. Daniel segue muito atuante – com mais de 95% de frequência nos últimos 15 anos! – e é exemplo para os Irmãos de Loja: “Quando faz uso da palavra, nos leva, imediatamente, a aprofundar com mais vigor o desbaste das nossas pedras brutas”.
A coluna Mestres Que Inspiram apresenta um Maçom de atuação destacada no Oriente de Soledade, na Loja “Liberdade e Progresso”. Aos 85 anos e prestes a completar 30 anos de Maçonaria, o Ir. Daniel Ernani do Nascimento Cruz tem grande rol de serviços prestados à comunidade soledadense, em especial no trabalho junto à juventude, seja em sua caminhada profissional, seja no apoio a ordens paramaçônicas.
Vamos conhecer a história inspiradora do Ir. Daniel Ernani do Nascimento Cruz, no excelente material produzido pela Secretaria da Loja!
O Ir. Daniel Ernani Do Nascimento Cruz foi iniciado na Aug. Resp. Mui Excelsa e Centenária Loja Simbólica “Liberdade e Progresso” n° 026 em 20/03/1995, tendo dois padrinhos, os Irmãos Agostinho Zarpellon e Sérgio Dipp; foi elevado ao grau de companheiro em 09/10/1995 e exaltado ao grau de mestre em 09/06/1997.
Recebeu as horarias e distinções de medalha Bento Gonçalves, Ramo de Acácia de Bronze, Ramo de Acácia de Prata, Ramo de Acácia de Ouro, o título de Emérito e medalha Antunes Ribas. Sua dedicação nas reformas e manutenção do Templo (2017/2018), empregando seus conhecimentos nas atividades de carpintaria, marcenaria, alvenaria, instalação hidráulica e ajardinamento, levou a ser agraciado em 24/10/2018 com a medalha de Reconhecimento Maçônico. Também pertence ao grau 14 da Loja de Perfeição José Hamann Pinheiro, do Oriente de Soledade.
É um dos apoiadores do capítulo da Ordem Demolay Garimpeiros das Virtudes desde sua fundação, quando, no início, acompanhava seu neto Eduardo Cruz, criado por ele, que era Lowton (hoje Auditor Fiscal da Receita Estadual).
O Ir. Daniel é bisneto de Xisto Xavier da Cruz, Maçom que foi Juiz em Soledade no início do século passado, oriundo de Recife-PE, onde foi um dos primeiros negros formados em Direito na Faculdade mais antiga do país. É filho de Donato Xavier da Cruz que foi combatente ativo e um dos prisioneiros na Revolução Constitucionalista de 1932 nas margens do Rio Fão.
Funcionário público estadual inativo, nascido em Lagoão (então distrito de Soledade-RS) em 19/07/1939, veio, na adolescência estudar na sede da cidade, passando a residir em pensões e casas de familiares, com muito orgulho serviu no Exército Brasileiro, após ter concluído o curso superior de licenciatura de matemática, trabalhou como professor em Barros Cassal, Fontoura Xavier, Lagoão e Soledade, onde se aposentou. Na juventude casou com a também professora Rita, e, em escolas públicas, fizeram da docência um verdadeiro sacerdócio de vida.
É membro ativo do Rotary Club de Soledade, sempre participando voluntariamente em várias entidades da comunidade, como APAE, LAR DOS IDOSOS MÃE CÚRIA (que leva o nome de sua tia) reformas e construções do Hospital de Caridade Frei Clemente, foi presidente do Conselho de Vaqueanos do CTG Marciano Brum e posteriormente seu patrão; membro fundador da associação Sopro da Vida que tem o foco na defesa do meio ambiente; foi fundador, secretário e presidente do CONSEPRO; pertenceu ao primeiro grupo de Cursilho desta Paróquia. Foi Vereador da Câmara Municipal representando a comunidade do Lagoão, ocupou cargos importantes na Prefeitura Municipal de Soledade e também ocupou o cargo de Delegado Regional Adjunto de Educação.
Ao longo de sua trajetória maçônica, sempre foi um dos membros com maior índice de frequência, só se ausentando quando as intercorrências de saúde lhe venciam, mas atingindo o índice de 95,63% de presenças nos últimos 15 anos, tendo exercido vários cargos em Loja, sendo que há anos ocupa a função de 2º Diácono.
O “Professor Daniel”, como é carinhosamente chamado na comunidade, com seu exemplo inspirador mostra a todos que é possível deixar marcas da própria existência, quando se trabalha com amor, lealdade e desprendimento, e, quando faz uso da palavra, nos leva, imediatamente, a aprofundar com mais vigor o desbaste das nossas pedras brutas.
Os Irmãos da Loja agradecem ao irmão Daniel por tudo o que ele fez e faz, pois é uma coluna forte que dá forças e distribui amizade e exemplo a ser seguido como inspiração a todos.
“Procure servir e amar, para ter a alegria de haver passado na terra distribuindo benefícios a todas as criaturas”. Essa frase de Carlos Torres Pastorino contida no livro Minuto de Sabedoria sintetiza, para todos nós, o comportamento do irmão Daniel.
Ir. Daniel Ernani do Nascimento Cruz, os Maçons gaúchos o saúdam! Gratos por nos inspirar a sermos cada dia melhores!
Pesquisar artigos