Mestres que Inspiram #012 | Ir. Arno José Ciulla Raupp

02 de outubro de 2024

Desde 1972, as quintas-feiras têm um significado especial para o Ir. ARNO JOSÉ CIULLA RAUPP. É o dia em que ele se dirige ao Palácio Maçônico para se reunir com seus Irmãos na Aug.’., Resp.’., Mui Excelsa, Fraterna e Solidária Loja “José de Arimathéa” nº 215. Seja para dirigir a Loja ou para contribuir como mais um ponto de energia na forte egrégora desta tradicional Oficina, ele é, sem dúvida, um dos Mestres que Inspiram.

 

 

Aos 84 anos, o Ir. Arno possui uma história de mais de 52 anos de atividades ininterruptas na mesma Loja. Sua presença é sempre motivo de júbilo para todos os Obreiros da “José de Arimathéa”, na qual foi iniciado em 26/08/1972.

Em Loja, ele chama a atenção dos mais jovens pela tranquilidade em seus gestos e palavras, sempre bem colocadas nos momentos oportunos.

Sua trajetória como administrador da “José de Arimathéa” é marcada pela proatividade. Desde cedo, sua atuação sempre focou nas questões ritualísticas e nas atividades sociais envolvendo Irmãos e suas famílias.

Grande incentivador de encontros para discutir temas maçônicos, ele sempre reservou espaço para a convivência familiar. Os primeiros eventos eram realizados em restaurantes especialmente escolhidos, no sítio de Águas Claras ou na praia de Atlântida Sul, em suas propriedades.

Posteriormente, foi um dos idealizadores e coordenadores dos Seminários da Loja “José de Arimathéa”: Imbé-2007, São Francisco de Paula-2009, Santana do Livramento-2011 e Nova Petrópolis-2013 e 2015.

Sempre muito exigente com a ritualística e os estudos maçônicos, em sua gestão como Venerável-Mestre (Instalado em 2005), realizava reuniões administrativas todas as semanas na terça-feira para preparar a sessão da Loja na quinta-feira. Sempre incentivou a chegada dos aprendizes e companheiros mais cedo nos dias das sessão para que tivessem um período de estudos acompanhados por mestres.

Profissionalmente, foi professor de educação física, com um extenso rol de contribuições ao vôlei gaúcho. Presidiu a Federação Gaúcha de Vôlei, entidade da qual é patrono, e atuou como professor e coordenador nas modalidades de vôlei e natação em clubes renomados como Petrópolis Tênis Clube, Glória Tênis Clube e Grêmio Náutico União. Além disso, exerceu diversos cargos de coordenação na Secretaria de Educação do RS e no Ministério da Educação do Brasil.

O Ir. Arno Raupp é, sem dúvida, um exemplo para os maçons mais novos, assim como sempre foi um modelo para os jovens que ajudou a formar, não apenas como atletas, mas, acima de tudo, como cidadãos.

Ir. Arno José Ciulla Raupp, receba o nosso tríplice e fraterno abraço. Agradecemos por sua dedicação e inspiração contínuas!

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 12/12/2024 13:06