Sessão Pública marca os 17 anos da Loja “Canoas III Milênio”

23 de setembro de 2024

Loja celebrou o trabalho realizado na sua comunidade, com destaque para abrigo a 45 pessoas em seu Templo durante as tragédias de maio.

 

 

A Loja “Canoas III Milênio” realizou, dia 17/9, Cerimônia Magna Pública comemorativa ao seu aniversário de 17 anos de fundação, completados no dia 21/9.

O Venerável-Mestre Marconi Carlos Zoldan Fortes recepcionou 60 convidados no Templo da Loja, em Canoas.

Prestigiaram o evento as Lojas “No Caminho”, “Rio Branco” e “Ruy Barbosa” (GORGS); “Cavaleiros de Malta” e “Jacques DeMolay” (GLMERGS); e “Tzedk” (GOB-RS).

A sessão contou com um momento de reconhecimento a Irmãos do Quadro de Obreiros, distinguidos com comendas maçônicas:

  • Ir. Frank Nair Pinto | medalha Antunes Ribas e título de Emérito
  • Ir. Paulo César Pinto | distinção Ramo de Acácia de Prata
  • Ir. Silvério Henrique Maciel | medalha Bento Gonçalves
  • Ir. Eduardo de Barros Rodrigues Valeiro | medalha Bento Gonçalves

 

Em sua alocução, o V.M. Marconi Fortes historiou desde os primeiros passos para a fundação da Oficina até os dias atuais.

Confira a fala completa abaixo:

A história da loja Canoas IIIº Milênio, inicia no dia 21/09/2007, quando 19 bravos irmãos, levaram a contento o desejo de fundarem uma loja Maçônica na cidade de Canoas.

Mas esta oficina deveria vir não só a representar, fomentar e exercitar os preceitos maçônicos, mas também estar presente e atuante na sociedade Canoense de todas as mais sublimes formas no que tange a evolução de uma cidade e seus habitantes, através de seus obreiros.

Olhando sempre para o céu e horizonte, prevendo e provendo através da máxima que tanto nos orgulhamos de dizer, “fazer o bem sem ver a quem”, não só no sentido altruístico, mas também na  formação moral e intelectual, de cada um de seus membros que ao retornarem ao convívio dos seus familiares, colegas e amigos, transformados e transformadores em busca de uma nova realidade norteadas pelos princípios da sublime ordem.

Tendo como símbolo máximo em seu estandarte o Avião que simboliza a própria cidade de Canoas, e que nos traz garbo e orgulho, a loja começou a alçar vôos cada vez mais altos rumo ao Futuro.

E isto se demonstrou durante a enchente de maio que assolou o Rio Grande do Sul, onde a loja Canoas IIIº Milênio suspendeu seus trabalhos no templo onde tem a sua Oficina   (Templo da Loja Rio Branco de Canoas) para em conjunto de esforços com aquela Oficina, e abrindo mão de suas sessões, para receber em torno de 45 vitimas por mais de 30 dias naquelas dependências, fornecendo junto com a Loja Rio Branco, abrigo, alimentação, roupas, remédios e o principal, calor humano.

CUMPRINDO seu juramento e o grande lema da Maçonaria “Benemerência a cima de tudo”.

“VIDA LONGA E PRÓSPERA À LOJA CANOAS IIIº MILÊNIO”.

 

Fotos: Urbano Franco Mendes

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 12/12/2024 13:52