Em Sessão Farroupilha, Loja “Luz e Verdade” homenageou o Piquete Fraternidade Gaúcha

16 de setembro de 2024

 


 

Com texto do Venerável-Mestre da Loja “Luz e Verdade”, Ir. Paulo Edemilson Vaucher Bandeira.

 

A Aug.’. Resp.’. Ben.’. Mui Exc.’. e Cent.’. Loja Maçônica 'Luz e Verdade', ao Oriente de Alegrete, realizou na última sexta-feira, dia 13, no dia da Abertura dos festejos alusivos à Semana do Gaúcho, uma belíssima Sessão Magna Pública, que também homenageou o Piquete Fraternidade Gaúcha pela data alusiva aos seus 19 anos de existência. A Sessão contou com a presença da Patronagem do Piquete, que se deslocou para vivenciar um evento ímpar, que além de homenageá-los, também enalteceu a história daquela que foi a Terceira Capital Farroupilha na Guerra dos Farrapos.

Durante a Sessão o Irmão Marcio Montes-Doca fez uma bela apresentação histórica sobre personagens alegretenses que foram valiosos líderes do Exército Farroupilha, contando sobre as muitas batalhas travadas naquele vasto Município e concluiu sua apresentação com um belíssimo e emocionante filme produzido especialmente para o Evento. A apresentação foi enriquecida com uma descrição testemunhal do Orador da Loja Luz e Verdade, Ciro Motta Leães, que não somente fez alusões sobre seus ancestrais familiares, como apresentou armas utilizadas em grandes batalhas do passado.

A Sessão contou com a presença do Irmão, Procurador Jurídico de Alegrete, Rui Medeiros, que representou o Prefeito Municipal; pelo representante do MTG, integrante da 4ª Região Tradicionalista do Estado, Victor Matheus da Conceição, dentre outras autoridades da sociedade, e lideranças Maçônicas, como o representante do Soberano Grão Mestre, Celito Cristofoli, o Delegado da 31ª Região Maçônica, Salvador Severo, familiares e lideranças do Capitulo Demolay e das Filhas de Jó, e representantes das Lojas 'Acácia do Ibicuí', de Manoel Viana, e 'Ibirapuitã' (GLMERGS), de Alegrete.

Após a Sessão Magna ocorreram apresentações artísticas, com Danças Tradicionalistas das invernadas locais, além de show de Francisco Oliveira (irmão do cantor Leo Paim e sobrinho de Vilson Paim), declamações com o Irmão Marcos Godoy, seguindo-se um jantar típico campeiro, com direito a pratos históricos da cultura gaúcha e churrasco com a linguiça do Alegrete, preparos feitos pelo Irmão Luciano Kelbouscas, que inclusive integra o Piquete. Antes ainda, o Piquete foi recepcionado no almoço com um Puchero a moda de Cesar Moutinho.

O Patrão do Piquete Fraternidade Gaúcha, Charles Zanchet, disse que a emoção tocou o coração de todos e que o Piquete teve a honra de comemorar seu 19º Aniversário na mais gaúcha de todas as cidades riograndenses. Já na chegada o grupo se deparou com um encontro com milhares de cavalarianos que buscaram no Pavilhão central, a Chama Crioula. Eles foram recebidos pelo Venerável Mestre da Loja, Paulo Bandeira e dos Irmãos Primeiro Vigilante, Paulo Ricardo Roggia e Cristiano Batista. Paulo Bandeira manifestou seu agradecimento a todos e disse que este evento deve se integrar o calendário da Loja Maçônica Luz e Verdade”.

 

Imagens: Irineu Filho



 

 

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 12/12/2024 15:10