Em noite de emoções, Capítulo DeMolay de Livramento comemora 25 anos e homenageia ex-diretor de Paramaçônicas do GORGS

11 de setembro de 2024

 

O Capítulo Sant’Ana do Livramento 433 da Ordem DeMolay completou 25 anos de fundação no dia 28 de agosto. O ponto alto da noite foi a homenagem ao ex-diretor de Paramaçônicas do GORGS, saudoso Ir. Carlos Enrique Rodriguez Moreira.

Confira como foi a comemoração e a comovente homenagem no material enviado ao diretor de Paramaçônicas do GORGS, Ir. Fábio Wackslavowski pelos jovens santaneses.


*Texto e fotos: sobrinho João Victor Motta Rodrigues

 

Na sexta-feira dia 30/08 foram realizadas as Festividades dos 25 anos de Instalação do Capítulo Sant’Ana do Livramento 433 da Ordem DeMolay, ocorrida em 28/08/1999. Na oportunidade estiveram presentes o Grande Orador Estadual da Ordem DeMolay, André Freitas Arocha, Mestre Conselheiro Regional da Região Campanha, Pedro Cardozo, Venerável Mestre da Loja Maçônica Caridade Santanense nº 2 (GLMERGS), Jair Albeche, representante do Venerável Mestre da Loja Maçônica Saldanha Marinho nº 234 (GORGS), Gino Antônio Brenner Zamberlan, representante Do Venerável Mestre da Loja Maçônica Fronteira da Paz nº 247 (GLMERGS), Felipe Britto, o Mestre Conselheiro do Capítulo Sant’Ana do Livramento nº 433, Gustavo Moreira e o Presidente do Conselho Consultivo, Maurício Simões Pires.

Durante as festividades foi evidenciada a importância da Ordem para a comunidade local, bem como na vida dos mais de 500 jovens que passaram pela instituição nestes 25 anos.

No protocolo constou que:

‘O Capítulo, sempre contando com a ajuda incessante da Maçonaria Santanense, teve muitas conquistas; uma das mais grandiosas foi a Sala Capitular Monte Sião, a primeira do Estado e que há 20 anos é casa do Capítulo em suas reuniões; e a outra, almejada desde o início, foi o auxílio na Fundação da Ordem DeMolay no Uruguay, com o Capítulo Rivera nº 001, no ano de 2010. Coletivamente, à nível Estadual fomos considerados o 3ºmelhor Capítulo do estado no ano de 2023 2ºmelhor Capítulo do Estado nos anos de 2013, 2014 e 2018; e o melhor Capítulo do Estado nos anos de 2015, 2016 e 2017, através do projeto estadual chamado ‘Desafio DeMolay’. Mais recentemente, o Capítulo reinstalou um empreendimento, o qual trouxe bons frutos para os DeMolays, a Ordem dos Escudeiros, através do Castelo Escudeiros do Pampa nº131 Fundado em 04/08/2018 e Instalado em 15/09/2018. O Capítulo ainda conta com um dos Clubes de Mães mais ativos no estado, o Clube de Mães Cruz de Malta nº06 que desde 2013 auxilia diariamente o Capítulo em suas demandas.”

Na oportunidade foi realizada uma homenagem ao Tio Maçom Carlos Enrique Rodriguez Moreira (in memoriam), legionário de honra, Past Grande Mestre Estadual, Past Presidente do Conselho Consultivo e Past Diretor do Departamento de Assuntos Paramaçônicos do GORGS, que foi essencial para o funcionamento e fortalecimento das fileiras do Capítulo.’

 


 

Homenagem para Carlos Enrique Rodriguez Moreira – Aniversário 25 anos do Capítulo Sant’Ana do Livramento nº 433

Texto por João Victor Motta Rodrigues

28/08/2024

 

Escrever para Carlos Enrique Rodriguez Moreira não era uma tarefa fácil e escrever em sua memória, é uma tarefa extremamente mais árdua. Tão difícil que, embora em um primeiro momento eu tenha pedido pros DeMolays ativos escreverem, refleti e pensei que não poderia deixar essa hercúlea tarefa nas mãos de jovens que pouco conviveram com ele, motivo pelo qual avoquei a responsabilidade de fazer essa singela homenagem, afinal, o conheci desde que me entendo por gente e tive a honra de ser afilhado dele na Ordem DeMolay e na Maçonaria.

Não havia nenhuma possibilidade de acontecer a comemoração dos 25 anos do capítulo sem falar desse cara.

Nossa instituição é baseada na memória de Jacques DeMolay, que foi queimado em 1314, há mais de 700 anos. Como não homenagearíamos esse mártir contemporâneo que nós deixou há nem 6 meses?

Carlos, Enrique, Tio Enrique, Castelhano, Bigode, Charlie e diversos outros epítetos que ele carregava consigo somente serviam para demonstrar o quão querido ele era. Quantas memórias de quando tu dizia “passa ali na CPS” ou nos aniversário aquela clássica mensagem ‘Salud, paz e felicidade! Feliz cumple!’”

Não vou ser hipócrita de dizer que ele era uma pessoa de fácil convivência, porque não era. Era um homem sério, firme em suas convicções e não era sempre que aceitava ideias contrárias, mas depois que se aprendia a lidar com a fera, era aquela frase que ele mesmo dizia “não existe mulher difícil, existe mulher mal cantada...” e depois que aprendíamos o canto que ele gostava de ouvir, as coisas fluíam... Mas são sagacidades que só a convivência fraterna e salutar proporcionada por ele nos trazia.

Quando fui iniciado no Capítulo em 2009, o Tio Enrique tinha resolvido tirar um período sabático de Ordem DeMolay, somente retornando lá por 2012, mas nunca

 

deixando se saber o que estava acontecendo. Com a sua breve ausência no capítulo, somente restavam as lendas que eram passadas naquelas gerações, onde diziam que “o Tio Enrique era brabo”. Ainda me lembro o icônico dia do seu retorno, onde o hoje sênior e médico Ruben Bellesteros, na primeira vez que avistou o Enrique, numa tardinha andando na travessa Agostinho Campos em direção ao capítulo e disse “allá viene, tiene cara de malo”.

Assim foi o seu retorno pro Capítulo, assustando, dando mijadas, o que, por oportuno, fazia com maestria. Mas não eram mijadas pra humilhar, era pro bem, seja de cada um de nós, seja da nossa instituição. Isso tudo sem contar com aquela carranca de estilo. E com tudo isso, aliado a – digo novamente – a convivência fraterna que tínhamos, os DeMolays ativos que não o conheciam, com o passar do tempo conseguiam ver a figura paterna nas atitudes daquele tio que só queria o bem do capítulo e de todos os seus membros.

O seu trabalho pela Ordem DeMolay foi incansável, literalmente até o último dia de sua vida, eis que quando faleceu, era Presidente do Conselho Consultivo e Diretor do Departamento de Assuntos Paramaçônicos do GORGS, cargo de alto escalão. Obviamente eu não podia deixar de mencionar que tudo isso sempre ao lado da nossa amada tia/cunhada Dora, que apoiou e ainda apoia incansavelmente nossa instituição.

No intuito de achar uma espécie de currículo ou resumo da vida Maçônica- DeMolay do tio Enrique, me socorri ao irmão Pedro Ribas, popular “Polaco”, que escavou um texto que eu, Diego Enrique, filho do saudoso tio Enrique, Pedro Ribas e Alvaro Remedi fizemos quando da sua indicação para a honraria da Legião de Honra, que, pelo fato de ter sido escrito em 2018, tomei a liberdade de fazer algumas alterações com o fim de atualizá-lo:

O irmão Carlos Enrique Rodriguez Moreira, foi iniciado na Loja Saldanha Marinho nº 234 – A Fraterna, filiada ao Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul (GORGS) em 09/06/1997, elevado ao grau de Companheiro Maçom em 23/11/1998 e exaltado ao grau de Mestre Maçom em 07/06/1999, sendo Mestre Instalado desde 25/06/2007. Foi Deputado da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GORGS (PALM), Ilustre Conselheiro do GORGS e Diretor do Departamento de Assuntos Paramaçônicos, também do GORGS, no qual desempenhou papel fundamental para o apoio daquela Potência Maçônica ao GCE/RS e ao SCDB.

 

Sua história na Ordem DeMolay teve início com a instalação do Capítulo Santana do Livramento nº 433 em 28/08/1999, sendo desde esta data grande incentivador da Ordem DeMolay. Iniciou suas atividades junto ao Conselho Consultivo do Capítulo Santana do Livramento nº 433, no período de 2001/2002 atuando como Presidente do Conselho Consultivo, cargo que exerceria novamente nos anos de 2005, 2014 em 2024, ano de seu falecimento. Exerceu também o cargo de Consultor do Capítulo em 2003, 2008, 2009 e 2023. Nos demais anos, seguiu como membro do referido Conselho Consultivo.

Ainda em âmbito capitular, foi membro das comissões organizadoras dos congressos regionais da Região Sul de 2006, 2010 e 2013 ocorridos em Santana do Livramento/RS, bem como das comissões organizadoras das festividades de 05, 10, 15 e 20 anos do Capítulo Santana do Livramento nº 433.

No ano de 2009, recebeu na primeira turma de homenageados a Comenda do Mérito Farroupilha da Ordem DeMolay, honraria regional, criada para contemplar aqueles responsáveis pela implantação do GCE/RS e fortalecimento da Ordem DeMolay Gaúcha.

Durante os anos de 2009 e 2010, foi incentivador e consultor na instalação da Ordem DeMolay no Uruguai. Por conseguinte, foi escolhido Membro da Comissão de Relações Internacionais do SCODRFB na gestão 2015/2017 “Seguindo Virtudes Conquistando o Futuro” e, novamente, faz parte como Membro da Comissão de Relações Internacionais do SCODRFB na gestão 2017/2019 “De braços abertos para o futuro”.

Em 2015, foi eleito Grande Mestre Estadual Adjunto, cargo que exerceu até outubro de 2017, atuando incansavelmente junto do irmão Diego de Ávila Rodrigues, GME/RS.

Após o fim de seu mandato como Grande Mestre Estadual Adjunto, foi convidado para continuar o trabalho junto ao GCE/RS como Oficial Executivo da Região, tendo prontamente aceitado o cargo que exerceu até outubro de 2019, onde atuou incansavelmente para que futuramente ocorresse a fundação dos Capítulos Cruzeiro do Ponche Verde (Dom Pedrito), Terra dos Marechais (São Gabriel) e Passo do Rosário (Rosário do Sul).

Também em outubro de 2019, durante o Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay, sediado em Sant’Ana do Livramento, recebeu a maior honraria de nossa instituição, chamada de Legião de Honra, que somente é dada a maçons que prestaram relevantes serviços à humanidade.

Natural de Rivera/Uruguai vivendo no Brasil desde 1970, formado em Administração de Empresas, casado, pai do um Sênior DeMolay/Maçom Diego Enrique Azevedo Rodriguez, o irmão Carlos Enrique Rodriguez Moreira sempre foi um exemplo aos DeMolays do estado do Rio

 

Grande do Sul, Brasil e Uruguai, principalmente aos membros do seu capítulo de origem, que muitas vezes enxergam nesse irmão uma figura de apoio e conselho, tal qual a de um pai.

Durante todos os anos de apoio à Ordem DeMolay o irmão já conviveu com diversos jovens, ajudando a moldar o caráter dos mesmos e incentivando-os a levar as virtudes de um DeMolay através de suas vidas.”

E assim, encerro esta singela homenagem, uma vez que nunca haverão palavras suficientes para descrever a importância deste homem que impactou e contribuiu imensuravelmente para a formação de milhares de jovens.

Carlos Enrique Rodriguez Moreira, ou simplesmente Tio Enrique, era mais do que um mentor, ele foi um verdadeiro “alicerce seguro na arquitetura do futuro” para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Sua presença, embora firme, era acolhedora, sua dedicação, incansável, e seu legado, imortal.

Ele nos ensinou que a verdadeira força não é apenas na liderança, mas na capacidade de inspirar e moldar gerações.

Mesmo diante das dificuldades de lidar com gerações diferentes de jovens, ele sempre encontrou forças para continuar, e essa resiliência é algo que todos nós devemos carregar eternamente em nossos corações.

Não foi apenas sua voz e sotaque castelhano que ecoou em nossas reuniões, mas também seus valores, que se perpetuarão em cada jovem que ele auxiliou na formação. A Ordem DeMolay, a Maçonaria e, acima de tudo, seus amigos e familiares, têm agora a responsabilidade de continuar trilhando e melhorando ainda mais o caminho que ele de forma brilhante ajudou a pavimentar.

Que sua memória seja sempre uma fonte de inspiração, um lembrete de que, em nossa jornada por este plano, envidemos o melhor de nossos esforços para deixar uma marca tão indelével quanto a que ele deixou nas nossas vidas e na história das instituições que tanto amamos.

Obrigado, tio Enrique, por tudo o que tu fostes, tudo o que nos deu, e por tudo que ainda viverá em cada um de nós. Que o pai celestial te receba para o merecido descanso, sabendo que seu legado estará sempre vivo em nossos corações, nosso capítulo e nossas ações, afinal, “nós somos DeMolays, não somos amadores”. Obrigado, obrigado e obrigado.

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 12/12/2024 14:40