Mestres que Inspiram #010 | Ir. Jarbas Ortiz Fialho

11 de abril de 2024

Maçom atuante, dedicado, assíduo e querido por todos. Assim é definido pelos Irmãos da Loja “Visconde de Mauá” o Ir. Jarbas Ortiz Fialho.


Nesta edição da coluna Mestres Que Inspiram, o destaque é para um Irmão que completará 80 anos de idade no dia 21 de agosto de 2024. Quase um mês depois, em 18 de setembro, chegará aos 46 anos de sua iniciação na Loja “Visconde de Mauá”, de Porto Alegre.

Sua importância para seus pares de Oficina fica evidente ao nos depararmos pelo farto material produzido a seu respeito.

Vamos então conhecer este Mestre que inspira!


 

 



      - Homem de temperamento tranquilo, gentil, de palavras e gestos ponderados; sábio em suas colocações. Exemplo de Maçom dedicado à Ordem. Uma referência quando trata-se de presença em Loja: próximo de 100% de frequência em quase meio século.

Estas são as principais características da personalidade do Ir. Jarbas, segundo seus Irmãos.

Na Loja, exerce cargo mestre de cerimônias há nada menos do que 35 anos! Isso mesmo, desde 1988 é um dos responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos, sendo reconhecido pelo cumprimento estrito da ritualística.

Antes disso, o militar, economiário e engenheiro civil bageense já havia exercido o cargo de Venerável-Mestre na gestão 1985-1987.

Seguiu atividades ainda nos graus filosóficos sendo Grande Inspetor Geral da Ordem.

Em sua administração, a 8ª da história da Loja, foi criada a revista Parlamento, marco da sua gestão, em atendimento a uma solicitação do GORGS.

A publicação, com linha jornalística partidária, tinha como escopo consolidar nos eleitos para a Assembleia Geral Constituinte (que elaboraria a nova constituição brasileira de 1988) e posteriores congressistas os princípios de moral, ética e bons costumes, próprios da Ordem Maçônica.

Assim, o Ir. Jarbas tem sua marca gravada não só junto à Loja, mas ao GORGS e também à própria sociedade brasileira.

Ir. Jarbas Ortiz Fialho, recebe o Tríplice e Fraterno Abraço de todos os Maçons gaúchos. Obrigado por sua inspiração ontem, hoje e sempre!
 



Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 29/04/2024 17:13