GORGS ANUNCIA O RECONHECIMENTO DA GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA

14 de dezembro de 2023

Grão-Mestre Celito Cristofoli, Grão-Mestre Adjunto Marcus Vinícius Bortolotto e ministro das Relações Exteriores Cássio Fernando Willrich fizeram o anúncio histórico em pronunciamento oficial. Um presente para encerrar com chave de ouro o ano de 2023, quando comemoramos os 130 anos do GORGS.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO ANÚNCIO DO GRÃO-MESTRADO

 

Após meses de intenso trabalho da diplomacia maçônica, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores Cássio Fernando Willrich, o GORGS passa a integrar o seleto rol de Potências Maçônicas reconhecidas pela 1ª Grande Loja da Maçonaria simbólica, considerada a Potência-Mãe da Maçonaria moderna.

Ao lado das autoridades maçônicas estiveram o historiador do GORGS Renan Moraes e o secretario executivo José Barreneche Leães, que muito contribuíram para este momento tão importante para a Maçonaria gaúcha.

Mais do que uma conquista do Grão-Mestrado ou da diplomacia, este é um reconhecimento ao trabalho de cada um dos quase 10 mil Maçons e das 265 Lojas do GORGS; indo além: é uma vitória de cada um dos Obreiros que teve seu nome traçado em algum livro de presenças, em alguma Loja do passado ou atual.

Desde a 1ª assinatura do Grão-Mestre Antunes Ribas lá em 1893, passando pelos primeiros reconhecimentos e tratados de amizade realizados pelo nossos pioneiros.


Clique aqui e veja a página das Potências Maçônicas reconhecidas pela GLUI, já atualizada com a inclusão do GORGS.


Coube exatamente aos gestores de 2023, 130 anos depois, esse momento de júbilo.

O Grão-Mestre Celito Cristofoli estava exultante ao realizar o tão esperado anúncio:

O reconhecimento do GORGS pela GLUE é um passo enorme para a história de nossa Potência. Neste momento que comemoramos 130 anos de existência, este reconhecimento marca definitivamente o posicionamento do nosso GORGS no contexto da Maçonaria mundial.” | G.M. Celito Cristofoli.

 

Igualmente muito feliz, o Grão-Mestre Adjunto enalteceu o trabalho de todos que contribuíram para esse momento:

Este reconhecimento há muito tempo era esperado pelos Irmãos. Uma conquista de todos, que nos habilita a participar maçonicamente de todas as atividades das Potências Simbólicas regulares reconhecidas pela GLUE. Por isso, um momento importantíssimo e histórico para o nosso GORGS.” | G.M.A. Marcus Vinícius Bortolotto.

 

Já o ministro Cássio Willrich destacou que os Maçons do GORGS terão a possibilidade de ingressar em Lojas que até então não podiam.


 “É uma conquista de todos e para todos, feita a muitas mãos e por todas as Lojas. A Grande Loja da Inglaterra é a matriarca, eu diria, da Maçonaria moderna, e por isso a sua relevância. Este reconhecimento que nos abrirá novas portas, pois com base nele seremos franqueados a entrar no Reino Unido, no Leste Europeu, Ásia, África e alguns outros locais ou países que exigem esse reconhecimento como sendo primordial. Obrigado a todos por essa conquista”. | Ministro Cássio Fernando Willrich.

 

O GORGS atualmente possui 117 tratados de amizade e reconhecimento com Potências Maçônicas nacionais e internacionais (Clique aqui e conheça as Potências).

Abaixo o comunicado oficial da Grande Loja Unida da Inglaterra e a tradução.

Prezado Irmão Willrich,

De acordo com a comunicação quinzenal , em 13 de dezembro de 2023 minha grande loja aprovou o reconhecimento do Grande oriente do rio grande do sul.

A grande secretaria da Grande Loja unida da Inglaterra  vai publicar  a nossa decisão.

Complementarmente copias de nossos livros e constituições do corrente ano maçônico serão enviados de forma separada.

Se a sua grande loja publica algum livro ou equivalente ou faz algum tipo de comunicação anual fiacariamos gratos em poder receber uma copia do mesmo. Por favor enviar com atenção a nossa secretaria sra. Kerry byas . por favor todas as comunicações devem ser enviadas para o e-mail


Com nossos sinceros agradecimentos fraternais

Paul R. Engeham

Grande Chanceler

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 29/04/2024 17:04