GORGS lança livro sobre história da Maçonaria gaúcha

09 de novembro de 2023

Lançamento de 'A História da Maçonaria Gaúcha: 1831 - 1893', obra produzida pela Oficina Literária do GORGS e Ir. Alcy Cheuiche, lotou o stand principal de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre.

Nesta terça-feira (8/11), foi realizado o lançamento oficial do livro A História da Maçonaria do Rio Grande do Sul: 1831 – 1893, escrito pelos participantes da Oficina de Criação Literária, parceria do GORGS com o escritor Ir. Alcy Cheuiche.


Da esq. para a dir.: Arno Werlang, Renan Moraes, Juan Carlos Mintegui, Ivan castro e Leonardo Stefani.



O evento ocorreu no stand principal da Feira do Livro de Porto Alegre – na praça da Alfandega, centro Histórico – com concorrida sessão de autógrafos dos autores, Irmãos Arno Werlang, Ivan Castro de Souza, Juan Carlos Parodi Mintegui, Leonardo Stefani e Renan da Silva Moraes.

 


O G.M. Celito Cristofoli e o G.M.A. Marcus Vinícius Bortolotto estiveram presentes e colheram os autógrafos dos autores em seus exemplares.

 

A administração do GORGS prestigiou o lançamento, com a presença do Grão-Mestre Celito Cristofoli, do Grão-Mestre Adjunto Marcus Vinícius Bortolotto, do ministro da Administração Daniel Furtado, do ministro do Patrimônio João Álvaro Francisco e dos delegados Paulo Roberto da Silva Vieira (2ª R.M.) e Luiz Henrique Weber (10ª R.M.).

Mais de 150 pessoas passaram pela mesa de autógrafos destinada ao GORGS. Foram muitos Maçons, de diversas Lojas da capital e do interior, cunhadas, sobrinhos e amigos.
 

O livro narra, em forma de romance histórico, a história da Maçonaria em solo gaúcho, desde a fundação da 1ª Loja, em 25/12/1831, a “Philantropia e Liberdade”, passando pelos acontecimentos históricos do século XIX – como Revolução Farroupilha, Guerra do Prata, fim da escravidão e Proclamação da República – até chegar ao processo de fundação do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, com sua instalação em 14/10/1893.

Entre o prefácio do Ir. Alcy Cheuiche e o epílogo do G.M. Celito Cristofoli, são 205 páginas com textos atraentes, instigantes e de alto relevo histórico, que coroam de êxito as festividades dos 130 anos do GORGS em 2023.

Vendas pela Editora do Pampa: https://editoradopampa.my.canva.site/

 

Fotos: Rodrigo Reus/Com.Social GORGS

Pesquisar artigos


Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emitido em 23/06/2024 22:09